PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO
DA SERRA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FORMAÇÃO CONTINUADA:
Os saberes necessários ao coordenador pedagógico: reflexões, desafios e perspectivas. Módulo I
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Relação do saber á função gestora
Introdução
Saberes
Tendo
como conhecimento que como coordenadora pedagógica, terei que observar e
diagnosticar as necessidades que a EMI Narizinho, requer no momento e ter que
ir em busca de propostas que ajudem a aperfeiçoar o trabalho pedagógico, orientando o grupo como um todo, associo este
saber ao “ensinar exige pesquisa”.
Não
há ensino sem pesquisa, e pesquisa sem ensino. Pesquisamos para conhecer o que ainda não conhecemos, e quando
estamos à busca do conhecimento compartilhamos um com o outro. Segundo Paulo
Freire 1996, a pesquisa é para “constatar, constatando, intervenho, intervindo
educo e me educo.” E quando adquiro este conhecimento “comunico ou anuncio a
novidade” (p.14).
O
pensar certo , do ponto de vista do gestor, “implica o respeito ao senso comum,
respeitando a capacidade criadora do “educador”. Juntos coordenador e educador,
buscam soluções sendo pesquisadores do assunto.
Sabemos
que a educação é cheia de desafios, e para isto devemos estar sempre refletindo
sobre o que podemos fazer, para mudar ou transformar, para melhor o processo ensino aprendizagem.
Dentro
disto o coordenador deve estar consciente do seu papel em buscar uma educação
de qualidade, identificando as necessidades dos educadores e com eles encontrar
soluções.
É
a reflexão sobre a experiência que pode provocar a produção do saber e a
formação, estando preparado para mudanças e tendo um bom relacionamento para
motivar sua equipe.
Diante
disto, minhas reflexões e desafios estão embasados em “ensinar exige a
convicção de que a mudança é possível”. Na U. E. que me encontro, a maioria dos
profissionais, que lá estão possuem muito tempo nesta escola, e têm uma visão de realidade muito ampla
referente a comunidade que atendemos, dentro do que conhecemos, respeitamos o
saber de cada um. Tenho tido muitos desafios em mediar o novo “a mudança”. Por
isso realizo uma reflexão junto com os educadores sobre o nosso trabalho, para
identificar os desafios e buscar soluções. Como diz Paulo Freire: “é a partir
deste saber fundamental: mudar é difícil mas é possível, que vamos programar
nossa ação político-pedagógica”.
Portanto
o diálogo tem sido primordial para entendermos os conceitos e saberes uns dos
outros. E com isto, em análise do nosso contexto de aprendizagem, é que
procuramos juntos mudanças que possam atender as necessidades que a escola
precisa.
Minhas
expectativas e perspectivas como coordenadora pedagógica, esta em atender as
necessidades dos educadores, oferecendo-lhe orientações, que os auxiliem em seu
dia-a-dia. Neste conceito me baseio em “ensinar exige comprometimento”.
Me
preocupo muito, “com o que fazer para auxiliar a escola”, e com a “minha
postura quanto coordenadora”, por isso minha concepção esta relacionada com o
livro, quando Paulo Freire diz: “minha tarefa de professor (coordenador),
aumenta em mim cuidados com o meu desempenho”. Por isso se a “minha opção é
democrática, progressista, não posso ter uma prática reacionária, autoritária,
elitista”.
Relaciono
meu trabalho em conquistas com o grupo,
respeitando suas idéias e sugestões. Buscando juntos por soluções, pesquisando
e argumentando o que pensamos. Como coordenadora respeito a opinião e o conhecimento
de cada um. Tento ser justa e verdadeira, penso sempre que “devo revelar aos
alunos (educadores) a minha capacidade de analisar, de comparar, de avaliar, de
decidir, de optar, de romper. Minha capacidade de fazer justiça, de não falhar
à verdade. Ético, por isso mesmo, tem que ser meu testemunho”. Esta frase de Paulo Freire, quanto ao
comprometimento, já diz tudo...
Referências
Bibliográficas:
Freire,
Paulo
Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á
prática educativa/ Paulo Freire. - São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção
Leitura, 25ª edição).
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